Esta versão foi traduzida do francês pelo Complexe Systémique com a ajuda da inteligência artificial. Em caso de dúvida, prevalece a versão original.
Resenha · Red Sistémica
Nascido de uma tese de doutorado defendida em Granada em 2008, este livro do psicólogo boliviano Bismarck Pinto cruza a escala triangular do amor de Sternberg e os cinco grandes fatores da personalidade em estudantes de origem aimará de La Paz. Ele contesta as descrições convencionais da “personalidade aimará”, construídas sem nunca interrogar o modo como as próprias pessoas interessadas se percebem, e propõe uma leitura do vínculo amoroso ordenada pelas exigências comunitárias do trabalho.
“A teoria é boa, mas não impede que as coisas existam.”
Jean Martin Charcot, epígrafe da obra
O livro Amor y personalidad en los aymaras apoia-se na tese de doutorado de Bismarck Pinto, “Concepto de amor y personalidad en universitarios aymaras del departamento de La Paz” (Conceito de amor e personalidade em universitários aimarás do departamento de La Paz), defendida na Universidade de Granada, na Espanha, em outubro de 2008.
Ele trata da relação entre os componentes da escala triangular do amor de Sternberg e os cinco grandes fatores da personalidade, em estudantes de origem aimará das Unidades Académicas Campesinas (UAC) da Universidad Católica Boliviana San Pablo.
Os resultados obtidos mostram a falta de consistência das pesquisas anteriores sobre a personalidade aimará: eles estabelecem que o modo como o povo aimará se vê e vê suas relações sociais está muito distante das considerações cheias de preconceitos dos trabalhos que tentaram descrevê-lo sem nunca levar em conta suas próprias percepções.
Além disso, o conceito aimará de amor tal como o estudo o descreve é desprovido do elemento passional: constitui-se fundamentalmente como um “amor companheiro”, regido principalmente pelas exigências comunitárias ligadas ao trabalho. É provável, sugere o autor, que essa erradicação do prazer seja produto da incursão nefasta do pensamento religioso dos conquistadores e, em seguida, das sucessivas submissões da cultura aimará à ideologia colonialista.
Nota da redação
A resenha publicada pela Red Sistémica reproduz a introdução completa da obra. De acordo com nossa regra editorial, não traduzimos esse texto: as seções a seguir restituem seu argumento e os trabalhos que ele discute, sem retomar sua letra. O texto integral em espanhol encontra-se no site da revista.
Lembremos também o que exatamente o estudo mede: ele incide sobre uma amostra de estudantes de origem aimará com matrícula nas unidades universitárias rurais de uma universidade boliviana, em um momento determinado. Suas conclusões valem para esse grupo; elas não descrevem “os aimarás” em geral, e o autor faz precisamente desse ponto um argumento contra as generalizações anteriores.
A introdução situa primeiro o terreno. A situação socioeconômica e as mudanças ideológicas da sociedade modificam profundamente as relações conjugais. Na Bolívia, segundo os dados que o autor cita (Revollo, 1996), 70 a 80% dos casamentos terminam em divórcio nos três primeiros anos; no tribunal de família, 71,8% dos casos tratados são divórcios, pedidos em 59% pelas esposas e em 41% pelos maridos; a taxa mais elevada situa-se entre 25 e 35 anos; 74% dos divórcios são concedidos por consentimento mútuo e 26% por injúrias ou maus-tratos. A composição etnorracial do país é lembrada a partir do instituto nacional de estatística (INE, 2007): uma maioria ameríndia, quéchuas e aimarás no oeste, comunidades indígenas do oriente boliviano — principalmente guaranis e mojenhos — no leste, cerca de 27,5% de população mestiça distribuída por todo o país e uma parcela menor de população crioula.
Vem em seguida o que faz, para o autor, a especificidade do terreno: no mundo aimará, a família é subordinada à comunidade. Apoiando-se na etnografia de Carter e Mamani (1989) na comunidade de Irpa Chico, ele lembra que ali o casamento cumpre uma função de passagem de uma categoria social a outra e determina uma ordem hierárquica entre a família do noivo e a da noiva; e que as crianças, embora tenham tempo para brincar, aprendem cedo a trabalhar ao lado dos pais. A comunidade organiza-se em torno do trabalho, de modo que todas as estruturas sociais — o indivíduo, o casal, a família, o ayllu — são subordinadas ao cuidado da terra; crenças religiosas, ritos e tradições mantêm ali o delicado equilíbrio entre os seres humanos e a natureza hostil do Altiplano.
Dois outros traços são destacados. A descendência aimará é bilateral: o parentesco estabelece-se tanto pela linha materna quanto pela paterna, reproduzindo a kasta paterna as patrilinhagens locais enquanto a kasta materna tece a teia dos vínculos femininos que as ligam (Arnold, 1998). E a própria língua carrega o primado do comum: Van den Berg (1993) observa que a raiz ay designa aquilo que é comum — daí aymara, ter o mesmo sangue; ayllu, a comunidade local; aynuqa, a terra comunitária; ayni, a ajuda mútua. Nada tem primazia sobre a comunidade; e, se são estabelecidas relações fora dela, é para assegurar um apoio, uma proteção e uma garantia social que o próprio meio não basta para oferecer.
População indígena na América Latina (dados da UNESCO de 2008 citados pela obra)
É daí que parte o argumento do autor: a Bolívia é o país latino-americano com a maior proporção de população indígena, e é urgente fazer ali uma psicologia de seus povos.
Sternberg construiu sua escala para definir o que as pessoas querem dizer quando dizem “eu te amo” e para comparar, de uma região do mundo a outra, o lugar dos três componentes do conceito.
A capacidade de receber e de dar apoio emocional, de compartilhar sentimentos, e o nível de confiança da relação.
O que diz respeito ao prazer compartilhado e ao erotismo.
A curto prazo, a decisão de amar o outro; a longo prazo, o compromisso de fazer esse amor durar.
Sternberg sustenta que não existe diferença entre os gêneros na definição do amor: as diferenças situam-se entre culturas e dizem respeito à ordem dos componentes, não à ausência de um deles. A introdução recenseia as validações da escala — 435 adolescentes dos Países Baixos em Overbeek e equipe (2007), 553 estudantes da Coreia em Kwon (2006), com coeficientes de consistência interna elevados para os três componentes — bem como os trabalhos transculturais de Kim e Hatfield (2004) entre a Coreia e os Estados Unidos, que vão no mesmo sentido.
O segundo instrumento vem da teoria dos traços — sendo um traço “a tendência de um indivíduo a se comportar de maneira constante em situações muito diferentes”. A introdução retraça esse fio: os traços centrais e secundários de Allport, os dezesseis fatores de Cattell e, depois, a série de trabalhos que, de Fiske (1949) a Norman, Borgatta e Smith, encontram invariavelmente cinco fatores estáveis em vez de dezesseis. Goldberg (1981) batiza-os de “cinco grandes”: abertura à experiência, conscienciosidade, extroversão, amabilidade e neuroticismo. Costa e McCrae extraem deles, em 1985, um inventário de 185 itens, desde então traduzido para mais de quarenta línguas e estudado em mais de trinta culturas, e depois uma versão revista em 1992, ampliada para 240 itens.
O autor não oculta as objeções feitas ao modelo: a abertura à experiência continua a ser a dimensão mais problemática e a mais difícil de definir em termos de comportamentos; alguns trabalhos contestaram a independência do fator conscienciosidade, considerado um componente da extroversão e do neuroticismo. Extroversão e neuroticismo são, por sua vez, os dois fatores mais consistentes e mais estáveis quando o inventário é adaptado a outras culturas — daí a hipótese de uma possível generalização dos cinco fatores.
A última parte da introdução faz o inventário do que se sabe — e sobretudo do que não se sabe. Os estudos sobre a personalidade aimará são raros e pertencem na maioria das vezes à antropologia ou à especulação filosófica; sua tendência dominante é postular uma predisposição ao retraimento e à introversão como traço de base. É exatamente essa tradição que a tese põe à prova, partindo desta vez das autopercepções.
Sobre o amor, a constatação é ainda mais nítida: nenhuma pesquisa o trata especificamente na cultura aimará. O casamento e a estrutura familiar dos Andes foram objeto de numerosos trabalhos, mas a dinâmica das relações afetivas foi neles frequentemente tratada como periférica em relação às instituições. A história descreveu os costumes matrimoniais e as relações entre os sexos antes da conquista, sob a colônia e sob a República; a antropologia analisou as relações conjugais, sua ligação com a cosmovisão e com a organização social; a sociologia ocupou-se da violência doméstica; a linguística explorou a organização lexicossemântica dos conceitos ligados ao casal e à reprodução. Mas não existe pesquisa psicológica sobre o amor e a sexualidade entre os aimarás da Bolívia, nem estudo publicado sobre a atração sexual; a sexualidade, lembra o autor, ainda estava quase ausente das ciências sociais latino-americanas há pouco tempo, e seu estudo continua ali largamente reduzido à questão de gênero.
A introdução lembra, por fim, os trabalhos realizados em La Paz, vários deles com o autor, que preparam a tese: sobre as filosofias de vida incompatíveis e as crenças irracionais em casais recém-formados (Peralta, 1998); sobre a rigidez das expectativas nos casais jovens e o desacordo central quanto à educação dos filhos (Clavijo e Pinto, 1999); sobre a tomada de decisão como problema principal, agravado pelas diferenças de escolaridade, de meio e de renda (Suárez, 1999); sobre os escores de intimidade e de paixão mais elevados entre jovens de raízes culturais ocidentais do que entre jovens de origem aimará (Trigo e Pinto, 2002); sobre o uso da escala de Sternberg como diagnóstico antes e depois de uma terapia de casal (Exeni e Pinto, 2006); sobre as diferenças de construção do vínculo conjugal entre mulheres mojenhas e aimarás (Ribera e Pinto, 2006); sobre os conceitos de prazer entre estudantes de ambos os sexos (Villarroel e Pinto, 2005; Cooper e Pinto, 2007), na esteira dos trabalhos mexicanos de Corres, Bedolla e Martínez (1997).
O que o livro traz
Uma pesquisa empírica onde não havia nenhuma, e um deslocamento de método: interrogar as pessoas envolvidas sobre o modo como se percebem, em vez de reconduzir descrições estabelecidas de fora. Para a prática terapêutica, o interesse está menos nos números do que na questão que eles reabrem: o que “amar” quer dizer nada tem de universal em seu arranjo, e um vínculo de casal pode ordenar-se em torno do trabalho e do pertencimento comunitário em vez de em torno da paixão — sem que isso constitua uma falta a ser preenchida.
Esta resenha é a tradução para o português de “AMOR Y PERSONALIDAD EN LOS AYMARAS”, publicada pela Red Sistémica (primeira publicação: Red Sistémica). Traduzida e republicada com a autorização da revista.
Ler o artigo originalComo citar este artigo
Pinto, B. (2023). Amor e personalidade entre os aimarás (Complexe Systémique, trad.). Complexe Systémique. https://app.complexe-systemique.com/pt_BR/articles/amor-e-personalidade-entre-os-aimaras (Obra original publicada em 2023 em Red Sistémica; republicada em 2023 por Red Sistémica, https://redsistemica.ar/2023/02/10/amor-y-personalidad-en-los-aymaras/)
Para ir mais longe
Comentários 0
Entre para participar da discussão. Entrar