Esta versão foi traduzida do espanhol pelo Complexe Systémique com a ajuda da inteligência artificial. Em caso de dúvida, prevalece a versão original.
Red Sistémica · Terapia familiar
O tango, dança argentina, difundiu-se e criou raízes em diferentes partes do mundo. A terapia sistêmica, por sua vez, ainda que tenha outras origens, penetrou profundamente em nosso país como modelo de psicoterapia. Muitas vezes se comparou a psicoterapia à arte de uma dança de interações. Por que não concebê-la como um tango?…
“O tango só pode ser dançado quando o vínculo se estabelece; caso contrário, o tango não é um tango, é uma sucessão de passos em falso.”
Amilcar Ciola e Marcelo R. Ceberio
Quando se dança o tango…, é preciso esperar que a música comece. No primeiro, no segundo, talvez no terceiro ou no quarto compasso, o casal lança-se à pista. A dupla caminha junta: uma pessoa avança, a outra recua. Gira. Quem recuava, agora, avança. Quem avançava recua.
Avançar, recuar, girar em conjunto e de comum acordo: um sistema ordenado.
Quando se dança o tango com outros casais – ao mesmo tempo e na mesma sala –, a distância e a proximidade são adivinhadas, são sentidas. Sobretudo, não se deve disputar o mesmo espaço, ou seja, não se deve esbarrar nos outros.
Frear como se não se estivesse freando, elegantemente. Esperar que o outro casal se desloque para depois se deslocar.
Frear, deslocar-se, girar. Tudo isso faz parte de um interjogo relacional organizado, complementar, harmonioso: um sistema complexo.
Assim como uma cena de baile, a cena da terapia familiar transcorre nos mesmos termos. Uma coreografia primorosa que se trama e nos implica desde o primeiro contato.
A família chega ao atendimento, se acomoda, explora o lugar de diferentes maneiras. As pessoas se olham e observam quem conduz a terapia, ainda que, às vezes, a dor e a angústia não permitam essa liberdade do olhar.
A dança começa como começa na pista: instala-se o jogo dos olhares, perscrutadores, interrogadores, sedutores e cúmplices, de convite, de recusa ou de aceitação.
O silêncio do início cede lugar à linguagem dos gestos, enquanto a música das palavras começa a ressoar.
Alguém toma a iniciativa. O membro mais implicado… ou não. Aquela mãe que, ansiosa, pediu a entrevista. O pai circunspecto que começa a dar lições. O irmão distante, que já supúnhamos mais afastado. A irmã sensível e emotiva, diante da qual quem conduz a terapia se pergunta: “onde foi que eu deixei os lenços de papel?”.
Nesse salão de baile estão também os outros casais. Os casais que representam as famílias ampliadas e aquelas que criamos para nós, a vizinhança, as amizades, os amores, as outras equipes profissionais que intervieram na situação crítica. As figuras más e as boas. Figuras de acompanhamento e de perseguição, de solidariedade e de cuidado. Quantos contextos intervêm nessa rede social! Quantos casais para uma mesma sala…!
Há tangos diferentes (1): alguns “canyengues” (2), com cortes e quebradas, ganchos, ochos e sentadas. Outros, aristocráticos, burgueses, tangos de salão assépticos. Todos portadores de crenças e valores distintos.
Qual é o tango que a família dança? Quem conduz a terapia observa, escuta, tenta compreender o universo de significados no qual se desdobra o problema familiar.
Aproxima-se com curiosidade, até a ingenuidade, tentando dançar conforme o contexto ao qual a família pertence.
Procura dançar com cada membro. Dança com a família inteira. Faz com que dancem entre si. Mas o tango só pode ser dançado quando o vínculo se estabelece, quando se produz esse amálgama de interações complementares; caso contrário, o tango não é um tango, é uma sucessão de passos em falso.
As interações são pontuadas pelas intervenções, ao mesmo tempo que estas surgem das interações. Assim, sucessivamente: a harmonia.
Descrevamos um dos tangos possíveis: uma pessoa terapeuta provoca e confronta, e então uma mãe se zanga. Sua filha lhe oferece a mão que a contém. Aquela filha que nunca havia conseguido aproximar-se afetivamente.
O filho olha essa cena com ar desinteressado. Encerra em si a raiva diante desse deslocamento e busca desesperadamente a aliança com outro membro. Vê-se sozinho na pista, todos formaram um par e ele ficou sem poder dançar a música. Terá de mudar seu modo de interagir, sob pena de voltar a ser – nesse novo jogo relacional – só e abandonado.
Mais tarde, a pessoa terapeuta observa o pai que olha para o chão, senta-se ao lado dele e convida o filho a se aproximar. Este avança, relutante, toma timidamente o braço do pai, que o abraça acariciando-lhe a cabeça.
A pessoa terapeuta conota positivamente essas atitudes que redefinem o vínculo. A equipe atrás do espelho se emociona e lhe sinaliza que tome alguma distância: percebe um envolvimento excessivo.
Deslocar-se, avançar, recuar, frear, girar em conjunto, ocupar outros espaços. Dançar um novo tango.
Longe dessa pista, longe dessa dança, para além desse contexto, outros modelos de conhecimento e as ações que deles decorrem dão importância a outros contextos que se influenciam reciprocamente.
Essa dança dos contextos raramente se parece com um tango; muito mais frequentemente, assemelha-se a uma luta desesperada para conquistar e conservar territórios, espaços e significados.
Uma medicina ortodoxamente biologista nega os fatores psíquicos da doença das pessoas que atende. Outras abordagens centram seu olhar no indivíduo, relegando o entorno.
Há também as pesquisas que utilizam o método analítico. Supõem que a soma das partes dará como resultado o todo, isolando o fenômeno na tentativa de compreendê-lo.
Continua-se assim a construir compartimentos estanques. Parece ser insuportável aceitar a insegurança que a incerteza produz, renunciar à objetividade e compreender que não existe realidade pressuposta.
Para dançar o tango da terapia, é preciso respeitar as músicas; os outros casais que compartilham a pista devem comprometer-se com esse compartilhar da dança.
A dança das relações humanas pode mostrar uma estética delicada, às vezes grosseira, ou mesmo desajeitada, ou então cuidada e em homeodinâmica constante.
A terapia se insere nela. Introduz informação nova, gera diferenças, propõe novos passos, induz novas figuras que tornam possível a emergência de outras narrativas.
Mas acima de tudo, ela imprime a paixão. A paixão que, enquanto sentimento, permite introduzir o afeto no vínculo, aproximar-se pelo olhar (às vezes pelo corpo) e revestir a palavra de uma ênfase determinada.
Deslocar-se, avançar, recuar, frear, girar em conjunto, ocupar outros espaços e dançar um novo tango, como a terapia, como a vida.
Para lembrar
A sessão familiar é uma coreografia: nela se avança, se recua, se freia, se gira junto, e quem conduz a terapia dança primeiro no ritmo do contexto da família antes de introduzir novos passos. Mas nenhum tango se sustenta sem o vínculo – nem sem a paixão, que faz o afeto entrar na relação.
Notas do original
(1) Mas o tango se diferencia: o da orquestra típica, do smoking e do champanhe, que fazia a gala dos aristocratas e sibaritas de Buenos Aires, que olhavam Paris como o berço da cultura ocidental. Aquele tango coexistia com outro: o dos bairros pobres, da classe média, dançado pela classe operária, por guapos com um lenço branco atado ao pescoço.
(2) Do vocabulário popular argentino. Significa perspicaz, astuto.
Quem são os autores
O Dr. Amilcar Ciola, psicoterapeuta e pesquisador, assessor científico de Perspectivas Sistémicas, é o atual presidente da federação suíça de terapia familiar.
O Dr. Marcelo R. Ceberio, editor associado de Perspectivas Sistémicas, formador internacional em terapia familiar, diretor da ESA (Escuela Sistémica Argentina), codirige com o professor Paul Watzlawick a coleção “Interacciones, epistemología y clínica sistémica” da editora Herder.
Este artigo é a tradução para o português de “El tango en la terapia familiar”, publicado pela Red Sistémica (primeira publicação: Perspectivas Sistémicas, n° 52, août-septembre 1998). Traduzido e republicado com a autorização da revista.
Ler o artigo originalComo citar este artigo
Ciola, A., & Rodríguez Ceberio, M. (2022). O tango na terapia familiar (Complexe Systémique, trad.). Complexe Systémique. https://app.complexe-systemique.com/pt_BR/articles/o-tango-na-terapia-familiar (Obra original publicada em 1998 em Perspectivas Sistémicas, n° 52, août-septembre 1998; republicada em 2022 por Red Sistémica, https://redsistemica.ar/2022/06/28/el-tango-en-la-terapia-familiar/)
Para ir mais longe
Comentários 0
Entre para participar da discussão. Entrar