Red Sistémica · Psicopatologia
Ao receber o título de doutor honoris causa da Universidade Maimónides de Buenos Aires, Juan Luis Linares fala a partir de uma tripla pertença: membro da comunidade universitária, espanhol, psicoterapeuta familiar sistêmico. De Maimônides, de Averróis e de Llull — três homens que nunca empregaram senão a palavra erudita a serviço de suas ideias — ele puxa o fio de uma perplexidade inteiramente moderna: a da compatibilidade entre o amor e a psicoterapia.
Nota do original
(*) Discurso de investidura como doutor honoris causa, Universidade Maimónides.
Distintas autoridades acadêmicas, caros colegas e amigos, senhoras e senhores. Vou dirigir-lhes algumas palavras a partir de minha tripla condição de membro da comunidade universitária, de espanhol e de psicoterapeuta familiar sistêmico.
Como membro da comunidade acadêmica, devo agradecer à Universidade Maimónides a honra de que ela me faz objeto. É grande sua generosidade ao me conceder esta distinção sem que tenham intervindo de minha parte serviços de espécie alguma, e isso, não duvidem um instante, faz com que eu me sinta em dívida e me obriga a responder. O futuro será testemunha de meu reconhecimento.
Como espanhol e andaluz, desejo deter-me um momento na figura de meu compatriota (ou talvez seja melhor dizer de meu país) o cordovês Maimônides, patrono indiscutível desta douta casa. E gostaria de fazê-lo de maneira contextualizada, não contemplando isoladamente sua gigantesca figura de sábio judeu, mas acompanhando-a de outros dois titãs do pensamento humano: o muçulmano Averróis, seu contemporâneo e também cordovês, e o cristão Llull, maiorquino nascido um século mais tarde. Todos os três iluminaram as pretensas trevas medievais a partir daquele espaço privilegiado de convivência criadora que foram, durante certo tempo, a Espanha — Sefarad — Al-Andalus.
Todos os três pertenceram à sua época e tomaram parte em suas contradições, mas as enfrentaram com uma característica singular que os unia para além de suas diferenças: a vontade de convencer pelo raciocínio e pela persuasão cientificamente fundamentada. Pagaram por isso um pesado tributo. Llull foi rejeitado e perseguido, Averróis caiu em desgraça e morreu em prisão domiciliar, e Maimônides teve de exilar-se para escapar ao rigor do fundamentalismo almóada. Nenhum deles se submeteu e, em particular, Maimônides reconstruiu brilhantemente no exílio uma vida que lhe permitiu desenvolver sua obra extraordinária.
Não sou quem deve glosar a imensa obra de Maimônides. Farei referência, muito brevemente, a apenas dois de seus livros: um menor, o Tratado sobre o coito, e um maior, o Guia dos Perplexos — que muito bem poderia chamar-se o guia dos extraviados. No Tratado sobre o coito, nosso sábio deu prova de uma grande capacidade de reenquadramento, pois transformou o que não passava de uma encomenda do lascivo sultão de Hama, desejoso de aumentar sua potência viril, em um rico e ponderado manual de higiene sexual. Quanto ao Guia dos Perplexos, ele mereceria, por seu título, pertencer à literatura argentina, pois Borges e Cortázar sem dúvida disputariam sua paternidade. O conteúdo, no entanto, pertence inequivocamente a Maimônides e a seu tempo, pois se trata de um imenso esforço para tornar compatíveis a fé e a ciência. Os perplexos seriam aqueles que, guiados pela razão, se sentiriam em perigo de colidir com a verdade revelada, da qual o homem medieval dificilmente podia prescindir. Um mérito suplementar, e não perecível, de Maimônides — duplamente perceptível nestes tempos em que a religião continua a justificar atentados, massacres e invasões — é que ele nunca utilizou senão a palavra erudita a serviço de sua ideia, e não a fogueira nem a espada.
Como psicoterapeuta familiar sistêmico, quero, com toda a modéstia, imitar Maimônides percorrendo um território de perplexidade moderna: o da compatibilidade do amor e da psicoterapia. No fundo, uma encruzilhada de razão, de emoção e de prática, não tão diferente daquela que o cordovês explorou há oitocentos anos.
Existem argumentos antropológicos que permitem sustentar que o amor é o elemento definidor da condição humana…
Quem é Juan Luis Linares
(1) O Dr Linares é psiquiatra e psicólogo, professor titular de psiquiatria na Universidade Autônoma de Barcelona, diretor da unidade de psicoterapia e da unidade de terapia familiar do Hospital Sant Pau, em Barcelona. Foi presidente e fundador da Societat Catalana de Teràpia Familiar, da Federação Espanhola das Associações de Terapia Familiar e da Associação Europeia de Terapia Familiar. É autor de numerosas obras, entre as quais Tras la honorable fachada. Los trastornos depresivos desde una perspectiva relacional e Del abuso y otros desmanes. El maltrato familiar entre la terapia y el control.
Texto parcial
A Red Sistémica publica on-line apenas um fragmento deste discurso, que se interrompe aqui, na abertura de seu desenvolvimento central. O texto integral saiu no n.º 89 de Perspectivas Sistémicas, a revista impressa da casa.
Este artigo é a tradução para o português de “Amor, desamor y psicopatología”, publicado pela Red Sistémica (primeira publicação: Perspectivas Sistémicas, n° 89, 2005). Traduzido e republicado com a autorização da revista.
Ler o artigo originalComo citar este artigo
Linares, J. L. (2022). Amor, desamor e psicopatologia (Complexe Systémique, trad.). Complexe Systémique. https://app.complexe-systemique.com/pt_BR/articles/amor-desamor-e-psicopatologia (Obra original publicada em 2005 em Perspectivas Sistémicas, n° 89, 2005; republicada em 2022 por Red Sistémica, https://redsistemica.ar/2022/08/01/amor-desamor-y-psicopatologia/)
Para ir mais longe
Comentários 0
Entre para participar da discussão. Entrar