Red Sistémica · Terapia familiar
No trabalho de orientação sistêmica, como em toda tarefa terapêutica, temos uma epistemologia que nos sustenta, que avaliza nossas ações ou, ao menos, que transparece nelas. Desse referente teórico decorrem os recursos técnicos; mas dele decorre também, e sobretudo, uma maneira de agir, de intervir junto aos consulentes, uma maneira de “ser terapeuta” que é inflectida, de um lado pelo que cada teoria “permite”, de outro pelo “estilo” de cada terapeuta.
“Se formos fiéis ao referente teórico e hábeis na aplicação dos recursos; se formos claros em nossas ideias e responsáveis em nossa formação; se formos flexíveis com nossa pessoa e humildes em vez de arrogantes: é provável que não cometamos erros demais e que possamos entrar nos dilemas e sair deles com elegância. Melhor ainda: fortalecidos.”
Omar Biscotti
Quando trabalho com problemáticas de adolescentes — um terço de meus atendimentos —, faço-o fundamentalmente com dois sistemas: o próprio adolescente e sua família.
Ao procurar a definição de “erro” no dicionário, encontrei duas acepções que, a meu ver, estão estreitamente ligadas. Uma: “conceito errôneo ou juízo falso”; a outra: “ação desacertada ou errônea”. Ligadas, porque um conceito errôneo conduz a uma ação desacertada. Mas como definir o conceito de “errôneo”? Ocorre-me uma maneira: porque a ação que ele impulsiona é desacertada. E por que ela poderia sê-lo? Porque o objetivo buscado não é alcançado.
Nos atendimentos de adolescentes das classes médias de Buenos Aires, as famílias costumam chegar com um forte sentimento de “fracasso”, sobretudo no nível parental, que muitas vezes as leva a se perguntar:
“Que erro nós cometemos?” O erro é definido pelos resultados: este filho não é como queríamos que fosse, nem o que queríamos que fosse; ou pior ainda: ele não é feliz. Costumam existir concepções do que é ser um bom pai ou uma boa mãe, que conduzem a ações “desacertadas”, mas que nem por isso deixam de se repetir, porque, do ponto de vista do que se “deve ser”, é isso que os bons pais “devem fazer” hoje.
De sua parte, o adolescente na maioria das vezes tem uma visão bem menos trágica da situação: não se considera parte de nenhum erro de programação, e menos ainda de um erro que viesse dele mesmo. “Está tudo bem?” — “Está tudo bem.” Tudo. Absolutamente TUDO.
Mas para os pais: TUDO vai mal. Nós, terapeutas sistêmicos, temos o hábito de ler a construção relacional dessas definições.
E então, diante de um atendimento assim: quais poderiam ser os caminhos que nos levariam ao erro? Eis alguns:
Ao percorrer essa lista, digo a mim mesmo que o caminho do erro é um caminho de opções extremas. Ao menos um dos caminhos possíveis; seguramente não o único.
Nós, terapeutas sistêmicos, entendemos o diagnóstico como a resposta do sistema às intervenções. Nessa ótica, um erro não seria definido como tal a priori, mas pelo feedback em resposta ao agir terapêutico.
Então, que respostas seriam as indicadoras de um erro? Ocorrem-me algumas…
Quem é Omar Biscotti
O doutor Biscotti é médico, terapeuta familiar e codiretor do ISDEBA.
Nota da redação
O trecho publicado pela Red Sistémica se interrompe aqui: a lista das respostas que sinalizam um erro, e a continuação do artigo, constam do texto completo publicado em Perspectivas Sistémicas n° 89.
Este artigo é a tradução para o português de “Errores y dilemas en el trabajo con adolescentes”, publicado pela Red Sistémica (primeira publicação: Perspectivas Sistémicas, n° 89, 2005). Traduzido e republicado com a autorização da revista.
Ler o artigo originalComo citar este artigo
Biscotti, O. (2022). Erros e dilemas no trabalho com adolescentes (Complexe Systémique, trad.). Complexe Systémique. https://app.complexe-systemique.com/pt_BR/articles/erros-e-dilemas-no-trabalho-com-adolescentes (Obra original publicada em 2005 em Perspectivas Sistémicas, n° 89, 2005; republicada em 2022 por Red Sistémica, https://redsistemica.ar/2022/08/01/errores-y-dilemas-en-el-trabajo-con-adolescentes/)
Para ir mais longe
Comentários 0
Entre para participar da discussão. Entrar