Red Sistémica · Violência
No fim de 2005, os leitores da imprensa espanhola descobriam o que parecia ser um novo e preocupante fenômeno social: a violência filioparental. Trata-se realmente de um fenômeno novo? Em parte sim, em parte não. O que é inédito é sua emergência pública sob a forma de denúncias, seu aumento espetacular e, sobretudo, seu aparecimento em famílias “normalizadas”, em adolescentes até então rotulados como “normais”.
Nota da redação de Perspectivas Sistémicas
Este trabalho foi apresentado nas 2as Jornadas Relates (Rede Ibero-Latino-Americana de Escolas Sistêmicas), realizadas em junho deste ano no Hospital Sant Pau, em Barcelona. O mesmo artigo fará parte do número monográfico sobre violência da revista Mosaico (revista da Federação Espanhola de Associações de Terapia Familiar), a ser publicado em março de 2007. As próximas Jornadas Relates acontecerão de 4 a 6 de julho de 2007 em Buenos Aires e serão organizadas pela ESA (Escuela Sistémica Argentina).
O texto abaixo é o trecho publicado pela revista; o texto completo saiu em Perspectivas Sistémicas n.º 92.
“A violência filioparental sempre existiu, embora raramente tenha vindo à luz.”
Roberto Pereira Tercero e Tatiana Pérez García
Os leitores habituais da imprensa certamente ficaram surpresos, no fim de 2005, ao ler sobre o que parecia ser um novo e preocupante fenômeno social: a violência filioparental.
Os relatórios judiciais daquele ano registravam aumentos espetaculares das denúncias apresentadas por pais supostamente agredidos por seus filhos: 5.500 denúncias em 2005 na Espanha (relatório da Procuradoria-Geral), denúncias multiplicadas por 8 nos últimos 4 anos (Procuradoria da Catalunha), por 4 no mesmo período (Procuradoria do País Basco) ou por 3 nos últimos 2 anos (Procuradoria da Comunidade Valenciana).
A esses números logo se somaram reportagens, com títulos como “Tem 7 anos e já é um agressor” (suplemento do El Mundo de 12/12/05), “Quando o filho bate no pai” (El País, 30/10/05) ou “Matar por diversão” (El Semanal, 08/01/06).
Apesar desses títulos, a visão transmitida pela imprensa foi, no conjunto, bastante moderada; ela apenas enfatizava o crescimento exponencial dos últimos anos e a pouca idade de alguns dos casos denunciados.
Dito isso, estamos diante de um fenômeno novo? Em parte sim, em parte não. A violência filioparental sempre existiu, embora raramente tenha vindo à luz, e em geral era atribuída a uma patologia psiquiátrica ou a uma maldade extrema: transtornos delirantes e/ou alucinatórios, deficiência mental ou autismo, síndrome de abstinência em toxicômanos ou estruturas de personalidade muito psicopáticas.
O que é absolutamente novo é sua emergência pública – sob a forma de denúncias judiciais –, seu aumento espetacular e, sobretudo, seu aparecimento em famílias em grande parte “normalizadas”, nas quais os filhos violentos não apresentam psicopatologia prévia associada, não têm antecedentes criminais e não mostram condutas dissociais em nenhum contexto além da família: em outras palavras, trata-se frequentemente de adolescentes e/ou jovens até então rotulados como “normais”.
Para lembrar
O que é novo não é a violência dos filhos contra os pais, mas sua visibilidade judicial, seu crescimento rápido e seu aparecimento em famílias sem patologia nem antecedentes identificáveis. É aí que reside, para os autores, o verdadeiro caráter emergente do fenômeno.
Definimos essa violência filioparental como as condutas reiteradas de violência física (agressões, golpes, empurrões, arremesso de objetos), verbal (insultos repetidos, ameaças) ou não verbal (gestos ameaçadores, quebra de objetos queridos) dirigidas contra os pais ou contra os adultos que ocupam o lugar deles.
Agressões, golpes, empurrões, arremesso de objetos.
Insultos repetidos, ameaças.
Gestos ameaçadores, quebra de objetos queridos.
Ficam excluídos, portanto, a violência isolada (um episódio único), a que está ligada a transtornos mentais ou ao consumo de substâncias, e o parricídio: todas elas condutas evidentemente violentas, mas cujas características as distinguem desse tipo de violência…
Quem são os autores
Roberto Pereira Tercero é diretor do Centro de Intervenção em Violência Filioparental da Escola Basco-Navarra de Terapia Familiar.
Tatiana Pérez García é terapeuta no Centro de Intervenção em Violência Filioparental da Escola Basco-Navarra de Terapia Familiar.
Contato do centro Euskarri: euskarri@avntf-evntf.com
Este artigo é a tradução para o português de “Violencia filio-parental: un fenómeno emergente”, publicado pela Red Sistémica (primeira publicação: Perspectivas Sistémicas, n° 92, 2006). Traduzido e republicado com a autorização da revista.
Ler o artigo originalComo citar este artigo
Pereira Tercero, R., & Pérez García, T. (2022). A violência filioparental: um fenômeno emergente (Complexe Systémique, trad.). Complexe Systémique. https://app.complexe-systemique.com/pt_BR/articles/a-violencia-filioparental-um-fenomeno-emergente (Obra original publicada em 2006 em Perspectivas Sistémicas, n° 92, 2006; republicada em 2022 por Red Sistémica, https://redsistemica.ar/2022/08/01/violencia-filio-parental-un-fenomeno-emergente/)
Para ir mais longe
Comentários 0
Entre para participar da discussão. Entrar