Casal · Disfunções
Depois da incivilidade e da imutabilidade, eis a terceira das quatro grandes disfunções que ameaçam os casais: a infidelidade. E não é a menor delas, já que se trata do problema mais frequentemente mencionado nos pedidos de atendimento.
Mesmo quando não é o motivo inicial da consulta, a infidelidade volta com frequência ao longo da terapia: como uma ferida antiga, nunca tratada, que continua agindo hoje.
A palavra infidelidade é a que os casais usam espontaneamente. No enquadre terapêutico, porém, é muito interessante substituí-la — ou ao menos associá-la — pela de extraconjugalidade. A razão é simples: infidelidade é conotada do ponto de vista da moral, ao passo que extraconjugalidade permite definir o que aconteceu sem emitir julgamento moral.
Ainda mais porque a própria noção de fidelidade varia enormemente de um casal para outro. Alguns casais têm relações extraconjugais sem vivê-las como infidelidade; existe então outro espaço, ou regras específicas cuja transgressão é que será vivida como infidelidade.
Nos cenários descritos, trata-se de uma atração, fugaz ou persistente, por alguém que não pertence ao casal. Essa atração pode ser transformada ou interpretada como uma falta. Mas é preciso ter em mente que essa falta não é — ou pelo menos não necessariamente — um ataque ao outro membro do casal.
Faço questão de dizer isso porque, na maioria dos casos, não é; mas acontece de sê-lo, como vingança ou como forma de fazer o outro pagar. Nesses casos, em geral, pistas são deixadas: há uma vontade de que o outro perceba, justamente para que isso lhe faça mal.
Muitas vezes, ao contrário, trata-se de uma tentativa de fortalecer-se narcisicamente, buscando fora um reconhecimento ou uma confirmação que não se consegue obter dentro.
Nesse momento, as fantasias e a atração que ligavam os cônjuges passam a se encarnar em outra pessoa, fora do casal: quem era fonte de inspiração ou de estímulo amoroso deixa de sê-lo, nem nos cenários, nem nas fantasias, nem na realidade.
Alguns episódios extraconjugais também aparecem como consequência das três outras disfunções do casal. Podem igualmente surgir a partir de uma falha no processo de mariação, ou ainda como manifestação de uma crise de crescimento pessoal.
Quando essa realidade extraconjugal aparece, ela gera, na grande maioria dos casos, uma crise importante e uma ferida narcísica. A revelação provoca todo um conjunto de emoções em quem a sofre: tristeza profunda, às vezes depressão, raiva, ódio, rancor. Isso pode se manifestar por certa agressividade e por ataques ao outro.
E é possível que este responda a esses ataques apontando, por sua vez, uma falha narcísica: dizendo que, se fez isso, a culpa é do outro, que ele é demais nisso ou de menos naquilo, que se foi procurar fora é porque lhe recusavam tal coisa ou porque o outro não tinha determinada competência. O risco é real: que a ferida narcísica se aprofunde a ponto de se tornar quase irreparável, ou de exigir um longo trabalho de fundo.
É por isso que será muito importante, para o terapeuta que acompanha um casal que passou por isso, dizer que o fato de um deles ter ido explorar coisas fora do casal não é um ataque contra o outro.
Os casais podem superar episódios de extraconjugalidade. Mas, aconteça o que acontecer, uma separação terá de se operar: se não for a dos dois membros do casal, será a separação em relação ao amante ou à amante. O terapeuta precisa ser extremamente continente para permitir isso e para que a confiança possa se restabelecer.
Para guardar
É preciso evitar que o tema da terapia derive para o porquê da extraconjugalidade. O trabalho incidirá antes sobre a reparação do ato cometido e sobre o perdão.
O terapeuta também deve ter em mente que, nesse tipo de configuração, o pior de cada pessoa pode vir à tona: as vinganças, os ataques, a curiosidade doentia.
Só depois será possível trabalhar noções como a da sedução. Com esta ideia, que o terapeuta quase precisa relembrar: na sedução, nada é um dever adquirido. Assim que um começa a exigir do outro que esteja disponível sem levar em conta o próprio desejo ou as próprias fantasias, é aí que o amante ou a amante aparece como portador da fantasia perdida.
Torna-se então importante saber quais comportamentos ativam o desejo do outro; cada um deveria se perguntar como fez, inicialmente, para seduzi-lo. Essa sedução exige preparação e reflexão — mas deve sempre carregar uma dose essencial de autenticidade. É quase o ingrediente central: se comportamentos são emitidos sem autenticidade, o outro percebe na hora, aquilo não funciona e pode até agravar o problema, já que quem considera ter feito esforços não recompensados ficará ainda mais frustrado. Trata-se de algo a trabalhar com muita sutileza no espaço da terapia de casal.
Resta então a última das quatro: a imaturidade.
Como citar este artigo
Besse, J. (2022, 29 de maio). A terceira armadilha a evitar no casal. Complexe Systémique. https://app.complexe-systemique.com/pt_BR/articles/a-terceira-armadilha-a-evitar-no-casal
Para ir mais longe
Comentários 0
Entre para participar da discussão. Entrar