Tradução assistida por IA

Esta versão foi traduzida do inglês pelo Complexe Systémique com a ajuda da inteligência artificial. Em caso de dúvida, prevalece a versão original.

Eating and Weight Disorders - Studies on Anorexia, Bulimia and Obesity · Transtornos alimentares

Famílias perturbadas ou famílias abaladas: uma reconsideração

A família causa a anorexia, ou a anorexia abala a família? Vinte anos depois de formular a pergunta, J. Hubert Lacey a retoma com a equipe de Emma Giles numa revisão narrativa: sobrecarga dos pais, mentalização, apego, preocupações maternas com o peso. Nenhuma família “anorexígena”, mas círculos viciosos que se instalam nos dois sentidos.

Autores Emma M. Giles, Rachel V. Matthews (Schoen Clinic Newbridge, Birmingham, Reino Unido); Anastasia S. Cross (St George’s, Universidade de Londres, Reino Unido); J. Hubert Lacey (Schoen Clinic Newbridge, Birmingham, e St George’s, Universidade de Londres, Reino Unido)Primeira publicação Eating and Weight Disorders - Studies on Anorexia, Bulimia and Obesity, 15 de março de 2021Tradução Complexe Systémique, tradução não oficial

Tradução não oficial em português. Este artigo é a tradução de Famílias perturbadas ou famílias abaladas: uma reconsideração, de Emma M. Giles, Anastasia S. Cross, Rachel V. Matthews e J. Hubert Lacey, publicado na Eating and Weight Disorders - Studies on Anorexia, Bulimia and Obesity (Springer) (2022), doi: 10.1007/s40519-021-01160-1, sob licença CC BY 4.0. Tradução realizada pelo Complexe Systémique em setembro de 2026: o texto original foi traduzido para português e reformatado, o que constitui uma modificação da obra nos termos da licença. O resumo estruturado e a escala dos níveis de evidência foram reunidos no quadro do resumo; as declarações de fim de artigo foram reunidas nas notas. Esta tradução não foi feita nem pelos autores nem pelo editor, que não respondem pelo seu conteúdo nem por eventuais erros. A versão original prevalece.

A visão majoritária é que existe uma relação bidirecional entre a AN e a família, com dinâmicas difíceis e círculos viciosos que se enraízam na família.

Emma M. Giles, Anastasia S. Cross, Rachel V. Matthews e J. Hubert Lacey

Resumo

Contexto. A relação entre a anorexia nervosa (AN) e a perturbação familiar é objeto de debate desde a primeira descrição da doença. O que começou como uma visão clara de uma família patologicamente perturbada que causava a AN tornou-se cada vez mais complexo ao longo das décadas.

Objetivo. Esta revisão busca explorar a literatura para examinar as mudanças e a evolução da opinião clínica sobre a disfunção familiar e a AN nos últimos 20 anos.

Métodos. Revisão narrativa de estudos heterogêneos em publicações com revisão por pares, obtidos nas principais bases de dados, incluindo PubMed e ScienceDirect, para iluminar o tema da angústia familiar e da AN, destacando as formas contraditórias e complementares como ele foi estudado.

Resultados. Esta revisão evidenciou a complexidade da relação entre as pessoas que sofrem de anorexia e suas famílias. Explorou a literatura sobre a sobrecarga parental, as emoções e os mecanismos cognitivos, assim como as atitudes parentais em relação ao peso e à forma corporal. Está claro que nenhuma psicopatologia psicossocial consistente das famílias se mostrou causal. No entanto, nos últimos vinte anos, a pesquisa evidenciou a angústia e a disfunção familiar provocadas pela necessidade de cuidar de um filho ou uma filha com anorexia, com baixa capacidade de mentalização, apego inseguro e desregulação emocional.

Conclusão. A área ficou mais clara nos últimos 20 anos; a pesquisa sugere uma relação bidirecional entre a AN e a disfunção familiar, com dinâmicas difíceis que se enraízam na família. Segundo o consenso, a melhor resposta é a terapia familiar especializada e as intervenções voltadas às habilidades de quem cuida. São necessárias pesquisas longitudinais para responder definitivamente à questão com rigorosa certeza científica.

Nível EMB. Nível V.

Nível de evidência. Nível I: evidência obtida de pelo menos um ensaio clínico randomizado adequadamente delineado, de revisões sistemáticas e metanálises, de estudos experimentais. Nível II: evidência obtida de ensaios controlados bem delineados sem randomização. Nível III: evidência obtida de estudos analíticos de coorte ou de caso-controle bem delineados. Nível IV: evidência obtida de análises de múltiplas séries temporais, como estudos de caso; resultados expressivos em ensaios não controlados também podem ser considerados desse tipo de evidência. Nível V: opiniões de autoridades respeitadas, baseadas em estudos descritivos, revisões narrativas, experiência clínica ou relatórios de comitês de especialistas.

Introdução

A relação entre a anorexia nervosa (AN) e a perturbação familiar é objeto de debate desde que Gull e Lasègue descreveram pela primeira vez a doença moderna [1, 2]. A associação entre AN e disfunção familiar [3] é geralmente reconhecida, mas há visões diferentes sobre sua causa. Para uma parte da literatura, ela é uma consequência lógica da sobrecarga maior de quem cuida de uma pessoa jovem com uma doença física e mental incapacitante [4]. Para outra parte, a associação sugere também que o mau funcionamento familiar é um fator causal da AN. O que se aceita na clínica é que algum grau de perturbação familiar está sempre presente na AN, embora seu papel na etiologia ou na manutenção do transtorno não seja claro. Esta revisão retoma a questão formulada pela primeira vez, há quase vinte anos, pela quarta pessoa autora [5]. Com isso, examinará as mudanças e a evolução da opinião clínica explorando a literatura. A revisão tentará estabelecer se hoje há mais consenso na opinião profissional do que há 20 anos e mais uniformidade quanto à questão central: a angústia da família é secundária à doença ou é primária e parte de sua causa?

Poucas vozes contestam que a AN é uma condição de saúde mental de origem multifatorial, com fatores causais diferentes em cada paciente [6–8]. O documento de posição da Academy for Eating Disorders destaca a importância de adotar uma visão agnóstica sobre a relação entre famílias e etiologia [6]. Embora exista uma associação entre AN e mau funcionamento familiar [3], os protocolos de tratamento enfatizam que os pais não devem se sentir culpados nem responsabilizados pela doença do filho ou da filha [9]. Isso não decorre necessariamente de uma convicção, mas da ideia de que a ausência de culpabilização permite à clínica examinar fatores do comportamento parental e das dinâmicas familiares que podem causar ou agravar a doença. É importante explorar a associação entre AN e funcionamento familiar, pois as pessoas em tratamento relatam com frequência um mau funcionamento familiar [10, 11], e a pesquisa demonstrou que ele tem impacto significativo nos resultados do tratamento [12–14].

Esta revisão explorará a literatura sobre a sobrecarga de quem cuida, a regulação emocional, o apego e a mentalização. Também serão exploradas as atitudes maternas em relação ao peso e à forma corporal, assim como a pesquisa sobre terapia familiar relacionada a essa questão.

Famílias perturbadas

Os pais ou as pessoas cuidadoras de crianças e jovens com AN relatam níveis de angústia significativamente mais altos do que os pais de pacientes com outras condições de saúde mental, e isso vale tanto na comparação com uma condição próxima, como a bulimia nervosa [15, 16], quanto com um transtorno psiquiátrico bem diferente, como uma psicose [17]. Essa alta sobrecarga parental pode, por si só, levar a dificuldades de saúde mental nos pais: mais de 56% das pessoas que cuidam de alguém com AN pontuam acima do limiar clínico sugestivo para ansiedade, e 32% para depressão [18]. Raenker et al. [19] estimam que 30% dos pais apresentam angústia clinicamente significativa. A maioria dos pais relata sentimentos de autoculpabilização, isolamento, traição e perda, que agravam a angústia de quem cuida [20, 21]. Essa angústia parece mais acentuada quando os pais têm história pessoal de transtorno alimentar, se divorciaram, têm baixa escolaridade ou já apresentavam níveis elevados de ansiedade ou depressão [15, 22].

As razões para níveis tão altos de sobrecarga e angústia são múltiplas. As taxas de mortalidade na AN são altas [23], e com frequência há riscos físicos agudos [24], o que pode alarmar os pais e gerar ansiedade [21, 25, 26]. Além disso, a própria natureza da AN está intrinsecamente ligada ao ambiente familiar: as refeições se tornam um ponto de conflito, com uma “luta pelo controle” da ingestão alimentar entre pais e filho ou filha [27]. Os pais podem precisar estimular a pessoa jovem a comer [28], e certos tratamentos os incentivam a assumir a responsabilidade pelas refeições e pelo peso [29, 30], o que aumenta ainda mais a sobrecarga parental. As discussões sobre comida e peso podem levar os pais a sentir que a doença os manipula e os controla [20]. Apesar disso, a pessoa com anorexia muitas vezes não percebe o efeito que a doença tem sobre os pais ou sobre a família como um todo [31].

Os pais tentam entender as causas, as consequências e o desfecho da AN de uma maneira que, muitas vezes, a criança ou jovem considera inútil, o que leva a respostas ainda menos adaptativas [20, 32, 33]; por exemplo, pessoas cuidadoras que têm uma percepção equivocada da causa e se culpam pela doença podem se sentir com menos poder de agir e demonstrar uma resposta excessivamente ansiosa. A angústia parental e as avaliações de quem cuida podem desencadear um ciclo autorrealizável, gerando mais comportamentos de acomodação e de facilitação [15, 32], mais conflito familiar e menor aliança parental [34, 35].

Os mecanismos emocionais ou cognitivos apresentados por jovens com AN agravam a sobrecarga dos pais, em especial a baixa mentalização e os problemas de regulação emocional. A mentalização é a capacidade de compreender o que acontece na própria mente e na mente dos outros [36]. Baixa mentalização e função reflexiva disfuncional são descritas como comuns em jovens com AN [36, 37]. Isso pode levar a dificuldades interpessoais significativas e a menor conexão emocional, por meio de mal-entendidos e rupturas nas relações [38]. As dificuldades de mentalização explicariam por que jovens com AN relatam menor apoio social percebido [39] e conexão emocional significativamente menor do que suas irmãs não afetadas, mesmo antes de desenvolverem o transtorno alimentar [40]. As descrições que as pessoas com AN fazem das dinâmicas familiares muitas vezes contradizem diretamente os relatos dos pais ou do restante da fratria [39]. É bem possível que membros da família ofereçam apoio, mas que a pessoa com AN tenha dificuldade de recebê-lo ou compreendê-lo por causa de sua baixa capacidade de mentalização. A fratria não afetada talvez esteja protegida dos estressores familiares e ambientais, pois tende a demonstrar menos preocupação com as relações, menos necessidade de aprovação e mais autotranscendência [41].

Baixa regulação emocional [42–44] e baixo reconhecimento das emoções [42] são frequentes na AN grave e duradoura; o baixo reconhecimento das emoções parece ser um traço, e a regulação, um estado [45]. Essas características podem levar a comportamentos perigosos, como deixar de comer para regular as emoções [44, 46], autolesão [47] e agressividade [48]. É compreensível que os pais possam ser profunda e negativamente afetados por essas experiências, que também aumentam sua angústia [49].

A desregulação emocional em pessoas com AN apresenta uma dicotomia: a pessoa jovem precisa do apoio dos pais para lidar com as emoções [50], mas tem dificuldade de usá-lo por causa de sentimentos de raiva e impulsividade [51, 52], além da dificuldade de reconhecer as emoções [42]. Isso faz com que as emoções negativas sejam externalizadas no peso e na forma corporal, potencializando a evolução para formas duradouras de AN [52]. Tudo isso é difícil de entender para os pais [33].

Algumas equipes de pesquisa clínica puseram as cartas na mesa. Holtom-Viesel e Allan [3] sugerem que a associação entre AN e mau funcionamento familiar deveria ser vista exclusivamente como uma resposta ao fato de cuidar de uma pessoa jovem com AN. A pesquisa de Sim et al. [34] sustenta essa visão: ao controlar o impacto emocional da AN sobre a família, não se encontraram diferenças entre as famílias de pacientes com AN e as famílias de jovens sem doença psiquiátrica ou física. Parece, portanto, que a disfunção familiar se deve às inevitáveis dinâmicas familiares complicadas que surgem quando os pais descobrem que o filho ou a filha tem AN [21].

Ensinar aos pais estratégias de enfrentamento para lidar com a angústia do cuidado é benéfico [31]. Treinamentos baseados em habilidades reduzem efetivamente a sobrecarga de quem cuida [53], aumentam suas habilidades e podem melhorar os resultados para a pessoa jovem [54]. Essas intervenções são eficazes quando conduzidas por pessoas cuidadoras experientes [54]. Além disso, apoiar pais com ansiedade e depressão por meio de TCC on-line reduz sua angústia e melhora as interações relatadas entre pais e paciente [55].

Na AN grave, é comum que a vida familiar passe a girar em torno do transtorno alimentar [4]. Não surpreende que as diretrizes do NICE [56] e outras diretrizes nacionais recomendem o trabalho baseado na família para o tratamento da AN. O envolvimento da família no tratamento é recomendado para a maioria das pessoas jovens com transtorno alimentar, mas as diretrizes recomendam que a estrutura seja adaptada a cada família para apoiar da melhor forma a recuperação [5]. Também se deve dar ênfase à abordagem multidisciplinar [57] e ao trabalho colaborativo tanto com as pessoas em tratamento quanto com quem cuida delas [58]. A pesquisa sugere que compreender as crenças dos pais sobre a AN é provavelmente um requisito necessário para o sucesso das intervenções clínicas com famílias [33].

Famílias abaladas

A pesquisa sobre as causas da AN avançou da questionável teoria da “família psicossomática” [59] para o reconhecimento de uma etiologia multifatorial, mas continua sendo imprescindível levar em conta o papel que as famílias de fato desempenham nessa doença complexa. Segundo Lacoste [60], os dois maiores fatores de risco para a AN são os problemas familiares e a agressão sexual. Muita gente questionaria o segundo; pouca gente questionaria o primeiro. Além disso, a comunicação e o cuidado deficientes na família são identificados como uma experiência interpessoal adversa que aumenta o risco de desenvolver um transtorno alimentar [61, 62].

Questões de apego às principais figuras de cuidado na família podem ser importantes no desenvolvimento de um transtorno alimentar [63, 64]. Pessoas com AN relatam um desapego emocional em relação aos pais significativamente maior do que a média [63, 65] e mais ansiedade de separação do que o restante da fratria [66], o que, segundo alguns trabalhos, leva a pessoa jovem a desenvolver um estilo de apego inseguro. Também parece haver alta frequência de traumas e perdas não resolvidos em pessoas com AN [67, 68], o que é considerado muito relevante para o estudo do apego [69]. A pesquisa constatou que mulheres com transtorno alimentar têm apego inseguro [67, 68, 70, 71], o que, segundo alguns trabalhos, poderia ter papel causal no desenvolvimento da AN: sugeriu-se que o transtorno alimentar pode ser uma forma de a criança manter a proximidade com os pais depois que uma base segura foi comprometida [72]. Essa hipótese é difícil de testar, mas a pesquisa sugere que pessoas com transtorno alimentar e apego preocupado têm medos significativos ligados ao amadurecimento [68], que as levam a “rejeitar” emoções maduras. Daí surgiu a ideia de que a AN é um recuo diante da vida adulta [73]. Apegos inseguros também estão fortemente relacionados à insatisfação corporal, que é um fator de risco para transtornos alimentares [74].

O conceito de Bruch [75] de que a causa da AN é um senso de self deficiente foi revisitado [76]. O amadurecimento do self está ligado ao desenvolvimento do apego [77], e a insegurança do apego, a déficits do self [77, 78]. Sugeriu-se uma ligação neurobiológica entre a teoria do self no transtorno alimentar e o funcionamento espaço-temporal do cérebro [77]. Jovens com transtornos alimentares sentem angústia pela falta de senso de self, o que leva a uma desconexão das próprias emoções e à incapacidade de regulá-las [76].

A capacidade de mentalização foi relacionada aos estilos de apego, e a pesquisa sugere que o apego seguro favorece a capacidade de mentalização, enquanto o apego inseguro e o trauma a prejudicam [38, 79]. O ambiente familiar é visto como decisivo para o desenvolvimento da mentalização [80]: a disposição materna a considerar a mente da criança (mind-mindedness), o discurso familiar, o brincar e os maus-tratos estão todos associados ao desenvolvimento da mentalização [81]. Rothschild-Yakar et al. [82] apontam níveis mais baixos de mentalização como o fator de risco mais importante na AN e na bulimia nervosa.

O comportamento parental também pode contribuir para a desregulação emocional de uma forma que se torna decisiva para o desenvolvimento e a posterior manutenção da AN [83]. A desregulação emocional dos pais não só oferece às crianças um modelo pobre de compreensão e controle das emoções, como também pode levar os pais a invalidar as experiências emocionais das crianças, transmitindo assim as dificuldades emocionais à geração seguinte [84]. Sem dúvida, a desregulação emocional em jovens está associada a experiências precoces em que quem cuidava não respondia adequadamente a seus sentimentos [85]. Taxas elevadas de alexitimia foram encontradas em mães de crianças e jovens com AN; elas são incapazes de identificar e descrever as emoções vividas por elas mesmas e pelos outros [86]. Essas altas taxas de alexitimia estão associadas a ansiedade, neuroticismo e depressão [86]. Isso pode oferecer uma explicação alternativa para as altas taxas de doença mental em pais de crianças e jovens com AN. Essas características mostraram-se fatores de risco para transtornos alimentares na descendência [87]. Algumas evidências sugerem que, em quem sofre de anorexia, a desregulação emocional também pode ser causada de forma mais direta por abuso emocional por parte dos pais [83], embora esses relatos sejam raros e não haja evidência de que isso seja mais comum em famílias com uma criança ou jovem com AN do que em outras populações.

A preocupação materna com o peso e a forma corporal parece, em alguns casos, ter papel no desenvolvimento de alimentação desordenada [62, 88, 89]. Uma mãe com transtorno alimentar aumenta o risco de que uma filha apresente psicopatologia franca de transtorno alimentar, em comparação com controles: aos dez anos, a criança tem maior probabilidade de fazer dieta e de ter ideias supervalorizadas sobre forma corporal e peso [90]. Outras pesquisas indicaram que meninas com menos de 14 anos cujas mães tinham história de transtorno alimentar tinham quase 3 vezes mais probabilidade do que suas pares de começar a fazer purgação; no entanto, a história materna de transtorno alimentar não esteve relacionada à purgação em adolescentes mais velhas [91]. Sugere-se que a família tem impacto mais substancial no início da adolescência, enquanto os pares são mais importantes no fim da adolescência e na vida adulta [62, 91], porque os pais têm um papel decisório importante no início da adolescência [92]. Isso se liga a pesquisas que sugerem que a terapia familiar é menos eficaz quando a pessoa jovem é mais velha [93].

A preocupação materna com o peso e a forma corporal afeta o ambiente familiar [88], o que pode ter papel causal no desenvolvimento da AN. A frequência de mensagens maternas negativas foi associada, na pessoa jovem, a preocupações com o peso e a forma corporal, fixação por exercício e sintomas de transtorno alimentar [89]. Além disso, constatou-se que, na observação de interações de brincadeira entre mãe e criança, as crianças cujas mães tinham transtorno alimentar receberam avaliações mais baixas de envolvimento e responsividade [94]. O perfeccionismo parental também foi associado ao desenvolvimento da AN [95–97]. As práticas de alimentação também podem ser afetadas; Lydecker e Grilo [98] constataram que pais com psicopatologia de transtorno alimentar relataram maior senso de responsabilidade pela alimentação da criança, maior preocupação com seu peso e mais monitoramento de sua alimentação do que pais sem essas características. Esse estudo não encontrou diferença significativa na restrição da dieta da criança pelos pais nem na pressão para comer; no entanto, Blisset e Haycraft [99] observaram práticas de alimentação mais controladoras em pais que relatavam sintomas de transtorno alimentar. As práticas de alimentação maternas podem variar dentro da fratria e fazer parte do ambiente familiar não compartilhado [100]. Parece que abordar as conversas sobre peso, as práticas de alimentação e as interações de brincadeira em casa pode reduzir a incidência de sintomas de alimentação desordenada em jovens. Intervenções para esses pais são escassas [88], e mais pesquisas devem ser feitas nessa área.

Embora não se possa afirmar com rigor científico que a disfunção familiar é causal, parece provável que ela seja um fator de manutenção da doença [101], com a saúde mental precária dos pais e as relações difíceis entre pais e crianças agravando uma sobrecarga já instalada [10, 27]. Treasure et al. [102] constataram que a baixa regulação emocional das pessoas em tratamento pode levar a comportamentos abusivos com membros da família, aos quais muitas vezes se reage com ansiedade e evitação, ou com comportamentos de facilitação e acomodação. Também se sugeriu que a evitação de conflitos na família pode ser um fator de manutenção [4]. Esses comportamentos perpetuam dinâmicas familiares ruins e enraízam ainda mais o transtorno alimentar.

As relações familiares [102] e os fatores de manutenção [4] também são importantes de trabalhar no trabalho baseado na família. No entanto, antes de iniciar a terapia familiar, é importante avaliar a indicação do tratamento, bem como a aliança terapêutica, para otimizar a eficácia [103]. A personalidade dos pais também deve ser levada em conta ao engajar a família num trabalho psicoterapêutico, com atenção às dinâmicas que certas características de personalidade podem criar [104]. A pesquisa também sugere que a presença de comportamentos familiares problemáticos, como emaranhamento e crítica, pode levar a taxas mais baixas de remissão após a terapia familiar [93]. De fato, o envolvimento da família pode ser clinicamente contraindicado (por exemplo, em caso de psicopatologia parental grave), o que reforça a necessidade de uma avaliação minuciosa [6, 56]. A terapia familiar não deve se restringir à tarefa de tratar a disfunção familiar, se ela existir; é um espaço em que as pessoas com anorexia e suas famílias podem se preparar para a mudança. Sobretudo, depois da recuperação, os pais perdem uma criança extremamente magra e dependente e recebem uma pessoa recém-autônoma.

Intervenções preventivas também devem ser consideradas para enfrentar algumas dificuldades; há pesquisas promissoras sobre intervenções que abordam a desregulação emocional, o apego e as dificuldades de mentalização nas escolas [105–108] e em grupos de orientação parental [109]. Essas intervenções poderiam ajudar a reduzir o risco de disfunção familiar e devem ser mais pesquisadas.

Conclusão

Esta revisão evidenciou a complexidade da relação entre as pessoas que sofrem de anorexia e suas famílias. O que começou como uma visão clara de uma família patologicamente perturbada que causava a AN tornou-se cada vez mais complexo ao longo das décadas desde a primeira descrição, há 130 anos. Embora as famílias não sejam a causa primária dos transtornos alimentares [6], a maior parte das pesquisas da área não é longitudinal e, portanto, não oferece evidências suficientes para responder definitivamente à questão com rigorosa certeza científica.

Nos 20 anos desde que uma pessoa da nossa equipe formulou a questão [5], certos pontos ficaram muito mais claros. Não existe mãe ou família “anorexígena”, e nenhuma psicopatologia psicossocial consistente das famílias se mostrou causal [4]. O trabalho genético ainda está em fase inicial, mas, se levasse a um retorno da ideia de que as famílias têm papel causal, seria por um mecanismo bem diferente. A pesquisa genética também pode nos permitir chegar a conclusões mais firmes sobre a associação entre o desenvolvimento da AN e características de personalidade, assim como a preocupação materna com o peso e a forma corporal.

A preocupação materna com o peso e a forma corporal, a desregulação emocional, as dificuldades de mentalização, o apego inseguro, a disfunção familiar e a doença mental dos pais foram todos sugeridos, isoladamente ou em conjunto, como causas da AN, mas a ciência não é clara. Há mais evidências de que eles mantêm uma doença já presente.

O efeito emocional devastador da AN sobre a família continua presente em toda parte. Nos últimos vinte anos, a pesquisa evidenciou a dificuldade que os pais têm para lidar com um filho ou uma filha com anorexia, com baixa capacidade de mentalização, apegos inseguros e desregulação emocional. Há consenso de que a angústia de quem cuida deve ser um foco central do tratamento em pacientes mais jovens e não pode ser ignorada em nenhuma idade. É importante que os pais recebam apoio e que se considerem intervenções voltadas às habilidades de quem cuida, rompendo assim o ciclo prejudicial que essa angústia cria.

Há mais consenso clínico do que há 20 anos e mais uniformidade quanto à questão central: a angústia da família é um resultado secundário ou a causa primária da doença? A visão majoritária é que existe uma relação bidirecional entre a AN e a família, com dinâmicas difíceis e círculos viciosos que se enraízam na família. Segundo o consenso, a melhor resposta é a terapia familiar especializada, e os diversos protocolos de terapia familiar enfatizam que os pais não devem se sentir culpados nem responsabilizados pela doença do filho ou da filha, a menos que haja abuso infantil conhecido. A ausência de culpabilização permite à clínica examinar fatores do comportamento parental e das dinâmicas familiares que podem causar ou agravar a doença, e é o que melhor conduz à recuperação. As equipes clínicas devem conhecer as diferentes dinâmicas familiares problemáticas, para estarem preparadas para abordá-las caso a caso e alcançar a recuperação.

Esta revisão renova a atenção dada a uma questão interessante e importante. O artigo revisou uma extensa pesquisa para iluminar as formas contraditórias e complementares como a AN e a família foram estudadas. Também foram feitas recomendações clínicas importantes. No entanto, por se basear no artigo original, a revisão é seletiva na literatura que incluiu. O artigo não é uma metanálise, mas uma metarrevisão de estudos heterogêneos.

Esta revisão explorou a literatura sobre a sobrecarga de quem cuida, as emoções e os mecanismos cognitivos, assim como as atitudes parentais, em especial maternas, em relação ao peso e à forma corporal. As evidências dessas fontes foram usadas tanto para implicar quanto para isentar a diátese pais-criança, e o consenso atual é adotar uma visão agnóstica.

O que já se sabe sobre este tema?

Nos últimos 20 anos, desde que uma pessoa da nossa equipe formulou a questão, muitas pesquisas foram feitas sobre disfunção familiar e anorexia nervosa. Está claro que a anorexia nervosa está associada a um mau funcionamento familiar; no entanto, grande parte da pesquisa é fragmentada. Esta revisão analisou a literatura para explorar essa associação complexa.

O que este estudo acrescenta?

Esta revisão analisou a literatura sobre a sobrecarga parental, as emoções e os mecanismos cognitivos, assim como as atitudes parentais em relação ao peso e à forma corporal. Descreveu a associação complexa entre disfunção familiar e AN e sugere que existe uma relação bidirecional. A revisão destaca a importância da terapia familiar e das intervenções voltadas às habilidades de quem cuida e dos pais no tratamento da AN, e sugere áreas para pesquisas futuras, como medidas preventivas e intervenções para pais com transtornos alimentares.

Complexe Systémique: a reter

O título resume um deslocamento que a sistêmica conhece bem: da “família psicossomática” que supostamente produziria a anorexia para uma família tomada pela doença, com uma sobrecarga que por sua vez alimenta o transtorno. O interesse clínico está em pensar o circuito, e não a causa: a angústia parental, a acomodação, a evitação de conflitos e os mal-entendidos ligados à mentalização mantêm o sintoma, sem que seja preciso apontar um culpado. A “não culpabilização” aparece aqui como postura de trabalho, e não como convicção, o que merece discussão. Vale notar também a frase sobre o fim do tratamento: os pais perdem uma criança dependente e precisam acolher uma pessoa autônoma. A prudência se impõe: revisão narrativa seletiva, olhar muito centrado nas mães, pouco espaço para os pais homens, a fratria e os contextos culturais, e uma terapia familiar reduzida, no essencial, aos protocolos especializados. Para ler junto com o artigo sobre o impacto da anorexia e da bulimia na dinâmica familiar e com o artigo sobre a terapia baseada na família, do modelo de Milão aos dados atuais.

Notas do original

Agradecimentos. A equipe agradece o apoio e as contribuições de colegas, entre eles Gurdeep Aulakh, Pria Sandhu e o Dr. Tony Winston.

Financiamento. O financiamento foi concedido pela Schoen-UK na forma de tempo de trabalho da equipe de autoria. Pequenas quantias adicionais foram pagas para despesas acessórias.

Conflitos de interesse. A equipe de autoria declara não haver conflitos de interesse.

Ética. Este artigo não exigiu aprovação ética formal. Ainda assim, o trabalho foi realizado sob a supervisão ética do Comitê de Pesquisa e Ética de Newbridge, com base nos padrões éticos estabelecidos pela Declaração de Helsinque de 1964.

Consentimento informado. Para este tipo de estudo, não é necessário consentimento formal.

Nota do editor. A Springer Nature permanece neutra em relação a reivindicações jurisdicionais em mapas publicados e afiliações institucionais.

Histórico de alterações. 16/04/2021: foi publicada uma correção deste artigo (doi: 10.1007/s40519-021-01185-6).

Referências

Vandereycken W, Van Deth R. Who was the first to describe anorexia nervosa: Gull or Lasègue?. Psychol Med. 1989;19:837–845. https://doi.org/10.1017/S0033291700005559.

Russell GF, Treasure J. The modern history of anorexia nervosa an interpretation of why the illness has changed. Ann N Y Acad Sci. 1989;575:13–30. https://doi.org/10.1111/j.1749-6632.1989.tb53228.x.

Holtom-Viesel A, Allan S. A systematic review of the literature on family functioning across all eating disorder diagnoses in comparison to control families. Clin Psychol Rev. 2014;34:29–43. https://doi.org/10.1016/j.cpr.2013.10.005.

Eisler I. The empirical and theoretical base of family therapy and multiple family day therapy for adolescent anorexia nervosa. J Fam Ther. 2005;27:104–131. https://doi.org/10.1111/j.1467-6427.2005.00303.x.

Lacey JH, Price C. Disturbed families or families disturbed?. Bri J Psychiatry. 2004;184:195–196. https://doi.org/10.1192/bjp.184.3.195.

Le Grange D, Lock J, Loeb K, Nicholls D. Academy for eating disorders position paper: the role of the family in eating disorders. Int J Eat Disord. 2010;43:1. https://doi.org/10.1002/eat.20751.

Fairburn CG, Harrison PJ. Risk factors for anorexia nervosa. Lancet. 2003;361:1914. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(03)13529-5.

Marucci S, Ragione LD, De Iaco G, Mococci T, Vicini GE, Triggiani V. Anorexia nervosa and comorbid psychopathology. Endocr Metab Immune Disord Drug Targets. 2018;18:316–324. https://doi.org/10.2174/1871530318666180213111637.

Rienecke RD. Family-based treatment of eating disorders in adolescents: current insights. Adolesc Health Med Ther. 2017;8:69. https://doi.org/10.2147/AHMT.S115775.

Sadeh-Sharvit S, Arnow KD, Osipov L, et al. Are parental self-efficacy and family flexibility mediators of treatment for anorexia nervosa?. Int J Eat Disord. 2018;51:275–280. https://doi.org/10.1002/eat.22826.

Laghi F, Pompili S, Zanna V, et al. How adolescents with anorexia nervosa and their parents perceive family functioning?. J Health Psychol. 2017;22:197–207. https://doi.org/10.1177/1359105315597055.

Wallis A, Miskovic-Wheatley J, Madden S, et al. How does family functioning effect the outcome of family based treatment for adolescents with severe anorexia nervosa?. J Eat Disord. 2017;5:1–9. https://doi.org/10.1186/s40337-017-0184-9.

Rienecke RD, Accurso EC, Lock J, Le Grange D. Expressed emotion, family functioning, and treatment outcome for adolescents with anorexia nervosa. Eur Eat Disord Rev. 2016;24:43–51. https://doi.org/10.1002/erv.2389.

Rienecke RD, Lebow J, Lock J, Le Grange D. Family profiles of expressed emotion in adolescent patients with anorexia nervosa and their parents. J Clin Child Adolesc Psychol. 2017;46:428–436. https://doi.org/10.1080/15374416.2015.1030755.

Stefanini MC, Troiani MR, Caselli M, Dirindelli P, Lucarelli S, Caini S, Martinetti MG. Living with someone with an eating disorder: factors affecting the caregivers’ burden. Eat Weight Disord Stud Anorex Bulim Obes. 2019;24(6):1209–1214. https://doi.org/10.1007/s40519-018-0480-7.

Graap H, Bleich S, Herbst F, Trostmann Y, Wancata J, de Zwaan M. The needs of carers of patients with anorexia and bulimia nervosa. Eur Eat Disord Rev. 2008;16:21–29. https://doi.org/10.1002/erv.804.

Treasure J, Murphy T, Szmukler T, Todd G, Gavan K, Joyce J. The experience of caregiving for severe mental illness: a comparison between AN and psychosis. Soc Psychiatry Psychiatr Epidemiol. 2001;36:343–347. https://doi.org/10.1007/s001270170039.

Orive M, Padierna A, Martin J, et al. Anxiety and depression among caregivers of patients with eating disorders and their change over 1 year. Soc Psychiatry Psychiatr Epidemiol. 2013;48:1503–1512. https://doi.org/10.1007/s00127-013-0662-6.

Raenker S, Hibbs R, Goddard E, et al. Caregiving and coping in carers of people with anorexia nervosa admitted for intensive hospital care. Int J Eat Disord. 2013;46:346–354. https://doi.org/10.1002/eat.22068.

Whitney J, Murray J, Gavan K, Todd G, Whitaker W, Treasure J. Experience of caring for someone with AN: qualitative study. Br J Psychiatry. 2005;187:444–449. https://doi.org/10.1192/bjp.187.5.444.

Matthews A, Lenz KR, Peugh J, et al. Caregiver burden and illness perceptions in caregivers of medically hospitalized youth with anorexia nervosa. Eat Behav. 2018;29:14–18. https://doi.org/10.1016/j.eatbeh.2018.01.003.

Padierna A, Martín J, Aguirre U, González N, Munoz P, Quintana JM. Burden of caregiving amongst family caregivers of patients with eating disorders. Soc Psychiatry Psychiatr Epidemiol. 2013;48:151–161. https://doi.org/10.1007/s00127-012-0525-6.

Arcelus J, Mitchell AJ, Wales J, Nielsen S. Mortality rates in patients with anorexia nervosa and other eating disorders: a meta-analysis of 36 studies. Arch Gen Psychiatry. 2011;68:724–731. https://doi.org/10.1001/archgenpsychiatry.2011.74.

Jones WR, Morgan JF, Arcelus J. Managing physical risk in anorexia nervosa. Adv Psychiatr Treat. 2013;19:201–202. https://doi.org/10.1192/apt.bp.111.009779.

Treasure J, Gavan K, Todd G, Schmidt U. Changing the environment in eating disorders: working with carers/families to improve motivation and facilitate change. Eur Eat Disord Rev. 2003;11:25–37. https://doi.org/10.1002/erv.485.

Williams EP, Russell-Mayhew S, Moules NJ, Dimitropoulos G. “My whole world fell apart”: parents discovering their child has anorexia nervosa. Qual Health Res. 2020. https://doi.org/10.1177/1049732320939508.

Schmidt U, Treasure J. Anorexia nervosa: valued and visible. A cognitive-interpersonal maintenance model and its implications for research and practice. Br J Clin Psychol. 2006;45:343–366. https://doi.org/10.1002/erv.485.

White HJ, Haycraft E, Madden S, et al. How do parents of adolescent patients with anorexia nervosa interact with their child at mealtimes? A study of parental strategies used in the family meal session of family-based treatment. Int J Eat Disord. 2015;48:72–80. https://doi.org/10.1002/eat.22328.

Krautter TH, Lock J. Treatment of adolescent anorexia nervosa using manualized family-based treatment. Clin Case Stud. 2004;3:107–123. https://doi.org/10.1177/1534650103259623.

Marzola E, Knatz S, Murray SB, Rockwell R, Boutelle K, Eisler I, Kaye WH. Short-term intensive family therapy for adolescent eating disorders: 30-month outcome. Eur Eat Disord Rev. 2015;23:210–218. https://doi.org/10.1002/erv.2353.

Coomber K, King RM. Coping strategies and social support as predictors and mediators of eating disorder carer burden and psychological distress. Soc Psychiatry Psychiatr Epidemiol. 2012;47:789–796. https://doi.org/10.1007/s00127-011-0384-6.

Stillar A, Strahan E, Nash P, et al. The influence of carer fear and self-blame when supporting a loved one with an eating disorder. Eat Disord. 2016;24:173–185. https://doi.org/10.1080/10640266.2015.1133210.

Honey A, Halse C. Parents dealing with anorexia nervosa: actions and meanings. Eat Disord. 2005;13:353–367. https://doi.org/10.1080/10640260591005245.

Sim LA, Homme JH, Lteif AN, Vande Voort JL, Schak KM, Ellingson J. Family functioning and maternal distress in adolescent girls with anorexia nervosa. Int J Eat Disord. 2009;42:531–539. https://doi.org/10.1002/eat.20654.

Svensson E, Nilsson K, Levi R, Suarez NC. Parents’ experiences of having and caring for a child with an eating disorder. Eat Disord. 2013;21:395–407. https://doi.org/10.1080/10640266.2013.827537.

Allen JG, Fonagy P. The handbook of mentalization-based treatment. 2006.

Oldershaw A, Treasure J, Hambrook D, Tchanturia K, Schmidt U. Is anorexia nervosa a version of autism spectrum disorders?. Eur Eat Disord Rev. 2011;19:462–474. https://doi.org/10.1002/erv.1069.

Skårderud F. Eating one’s words: part III. Mentalisation-based psychotherapy for anorexia nervosa—an outline for a treatment and training manual. Eur Eat Disord Rev. 2007;15:323–339. https://doi.org/10.1002/erv.817.

Dimitropoulos G, Freeman VE, Bellai K, Olmsted M. Inpatients with severe AN and their siblings: non-shared experiences and family functioning. Eur Eat Disord Rev. 2013;21:284–293. https://doi.org/10.1002/erv.2230.

Huemer J, Haidvogl M, Mattejat F, et al. Perception of autonomy and connectedness prior to the onset of AN and bulimia Nervosa. J Child Adolesc Psychiatr Psychother. 2011;40:61–68. https://doi.org/10.1024/1422-4917/a000150.

Amianto F, Abbate-Daga G, Morando S, Sobrero C, Fassino S. Personality development characteristics of women with anorexia nervosa, their healthy siblings and healthy controls: what prevents and what relates to psychopathology?. Psychiatr Res. 2011;187:401–408. https://doi.org/10.1016/j.psychres.2010.10.028.

Harrison A, Sullivan S, Tchanturia K, Treasure J. Emotion recognition and regulation in anorexia nervosa. Clin Psychol Psychother. 2009;16:348–356. https://doi.org/10.1002/cpp.628.

Nalbant K, Kalaycı BM, Akdemir D, et al. Emotion regulation, emotion recognition, and empathy in adolescents with anorexia nervosa. Eat Weight Disord. 2019;24:825–834. https://doi.org/10.1007/s40519-019-00768-8.

Meule A, Richard A, Schnepper R, et al. Emotion regulation and emotional eating in anorexia nervosa and bulimia nervosa. Eat Disord. 2019. https://doi.org/10.1080/10640266.2019.1642036.

Harrison A, Tchanturia K, Treasure J. Attentional bias, emotion recognition, and emotion regulation in anorexia: state or trait?. Biol Psychiatry. 2010;68:755–761. https://doi.org/10.1016/j.biopsych.2010.04.037.

Brockmeyer T, Holtforth MG, Bents H, Kämmerer A, Herzog W, Friederich HC. Starvation and emotion regulation in anorexia nervosa. Compr Psychiatry. 2012;53:496–501. https://doi.org/10.1016/j.comppsych.2011.09.003.

You J, Ren Y, Zhang X, Wu Z, Xu S, Lin MP. Emotional dysregulation and nonsuicidal self-injury: a meta-analytic review. J Neuropsychol. 2018;8:733–748. https://doi.org/10.4172/Neuropsychiatry.1000399.

Herts KL, McLaughlin KA, Hatzenbuehler ML. Emotion dysregulation as a mechanism linking stress exposure to adolescent aggressive behavior. J Abnorm Child Psychol. 2012;40:1111–1122. https://doi.org/10.1007/s10802-012-9629-4.

Oldershaw A, Richards C, Simic M, Schmidt U. Parents’ perspectives on adolescent self-harm: qualitative study. Br J Psychiatry. 2008;193:140–144. https://doi.org/10.1192/bjp.bp.107.045930.

Sanders W, Zeman J, Poon J, Miller R. Child regulation of negative emotions and depressive symptoms: the moderating role of parental emotion socialization. J Child Fam Stud. 2015;24:402–415. https://doi.org/10.1007/s10826-013-9850-y.

Schreiber LR, Grant JE, Odlaug BL. Emotion regulation and impulsivity in young adults. J Psychiatr Res. 2012;46:651–658. https://doi.org/10.1016/j.jpsychires.2012.02.005.

Cate R, Khademi M, Judd P, Miller H. Deficits in mentalization: a risk factor for future development of eating disorders among pre-adolescent girls. Adv Eat Disord. 2013;1:187–194. https://doi.org/10.1080/21662630.2013.794497.

Hibbs R, Magill N, Goddard E, et al. Clinical effectiveness of a skills training intervention for caregivers in improving patient and caregiver health following in-patient treatment for severe anorexia nervosa: pragmatic randomised controlled trial. BJPsych Open. 2015;1:56–66. https://doi.org/10.1192/bjpo.bp.115.000273.

Hodsoll J, Rhind C, Micali N, et al. A pilot, multicentre pragmatic randomised trial to explore the impact of carer skills training on carer and patient behaviours: testing the cognitive interpersonal model in adolescent anorexia nervosa. Eur Eat Disord Rev. 2017;25:551–561. https://doi.org/10.1002/erv.2540.

Grover M, Naumann U, Mohammad-Dar L, et al. A randomized controlled trial of an Internet-based cognitive-behavioural skills package for carers of people with anorexia nervosa. Psychol Med. 2011;41:2581. https://doi.org/10.1017/S0033291711000766.

NICE (2017) Eating disorders: recognition and treatment. https://www.nice.org.uk/guidance/ng69/chapter/Recommendations#treating-anorexia-Nervosa. Accessed 20 Apr 2020

Wood D, Knight C. Anorexia nervosa in adolescence. Paediatr Child Health. 2015;25:428–432. https://doi.org/10.1016/j.paed.2015.04.005.

Coomber K, King RM. Perceptions of carer burden: differences between individuals with an eating disorder and their carer. Eat Disord. 2013;21:26–36. https://doi.org/10.1080/10640266.2013.741966.

Bruch H. Eating disorders: obesity anorexia nervosa and the person within. 1973.

Lacoste SM. Looking for the origins of AN in adolescence-A new treatment approach. Aggress Violent Behav. 2017;36:76–80. https://doi.org/10.1016/j.avb.2017.07.006.

Cardi V, Mallorqui-Bague N, Albano G, Monteleone AM, Fernandez-Aranda F, Treasure J. Social difficulties as risk and maintaining factors in AN: a mixed-method investigation. Front Psychiatry. 2018;9:12. https://doi.org/10.3389/fpsyt.2018.00012.

Haynos AF, Watts AW, Loth KA, Pearson CM, Neumark-Stzainer D. Factors predicting an escalation of restrictive eating during adolescence. J Adolesc Health. 2016;59:391–396. https://doi.org/10.1016/j.jadohealth.2016.03.011.

Cunha AI, Relvas AP, Soares I. AN and family relationships: perceived family functioning, coping strategies, beliefs, and attachment to parents and peers. Int J Clin Health Psychol. 2009;9:229–240.

Balottin L, Mannarini S, Rossi M, et al. The parental bonding in families of adolescents with anorexia: attachment representations between parents and offspring. Neuropsychiatr Dis Treat. 2017;13:319–327. https://doi.org/10.2147/NDT.S128418.

Canetti L, Kanyas K, Lerer B, Latzer Y, Bachar E. AN and parental bonding: the contribution of parent–grandparent relationships to eating disorder psychopathology. J Clin Psychol. 2008;64:703–716. https://doi.org/10.1002/jclp.20482.

Taborelli E, Krug I, Karwautz A, et al. Maternal anxiety, overprotection and anxious personality as risk factors for eating disorder: a sister pair study. Cogn Ther Res. 2013;37:820–828. https://doi.org/10.1007/s10608-012-9518-8.

Kuipers GS, van Loenhout Z, van der Ark LA, Bekker MH. Attachment insecurity, mentalization and their relation to symptoms in eating disorder patients. Attach Hum Dev. 2016;18:250–272. https://doi.org/10.1080/14616734.2015.1136660.

Zachrisson HD, Kulbotten GR. Attachment in anorexia nervosa: an exploration of associations with eating disorder psychopathology and psychiatric symptoms. Eat Weight Disord. 2006;11:163–170. https://doi.org/10.1007/BF03327567.

Tasca GA, Ritchie K, Zachariades F, et al. Attachment insecurity mediates the relationship between childhood trauma and eating disorder psychopathology in a clinical sample: a structural equation model. Child Abuse Negl. 2013;37:926–933. https://doi.org/10.1016/j.chiabu.2013.03.004.

Ringer F, Crittenden PM. Eating disorders and attachment: the effects of hidden family processes on eating disorders. Eur Eat Disord Rev. 2007;15:119–130. https://doi.org/10.1002/erv.761.

Zachrisson HD, Skårderud F. Feelings of insecurity: review of attachment and eating disorders. Eur Eat Disord Rev. 2010;18:97–106. https://doi.org/10.1002/erv.999.

Orzolek-Kronner C. The effect attachment theory in the development of eating disorders: can symptoms be proximity-seeking?. Child Adolesc Soc Work J. 2002;19:421–435. https://doi.org/10.1023/A:1021141612634.

Crisp AH. Anorexia nervosa: let me be. 1995.

Troisi A, Di Lorenzo G, Alcini S, Nanni RC, Di Pasquale C, Siracusano A. Body dissatisfaction in women with eating disorders: relationship to early separation anxiety and insecure attachment. Psychosom Med. 2006;68:449–453. https://doi.org/10.1097/01.psy.0000204923.09390.5b.

Bruch H. Anorexia nervosa: therapy and theory. Am J Psychiatr. 1982;139:1531–1538. https://doi.org/10.1176/ajp.139.12.1531.

Skårderud F. Bruch revisited and revised. Eur Eat Disord Rev. 2009;17:83–88. https://doi.org/10.1002/erv.923.

Amianto F, Northoff G, Abbate Daga G, Fassino S, Tasca GA. Is anorexia nervosa a disorder of the self? A psychological approach. Front Psychol. 2016;7:849. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2016.00849.

Gander M, Sevecke K, Buchheim A. Eating disorders in adolescence: attachment issues from a developmental perspective. Front Psychol. 2015;6:1136. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2015.01136.

Jewell T, Collyer H, Gardner T, Tchanturia K, Simic M, Fonagy P, Eisler I. Attachment and mentalization and their association with child and adolescent eating pathology: a systematic review. Int J Eat Disord. 2016;49:354–373. https://doi.org/10.1002/eat.22473.

Asen E, Fonagy P. Mentalization-based therapeutic interventions for families. J Fam Ther. 2012;34:347–370. https://doi.org/10.1111/j.1467-6427.2011.00552.x.

Fonagy P, Allison E, Midgley N. What is mentalization? The concept and its foundations in developmental research. Minding the child. 2013:25–48.

Rothschild-Yakar L, Levy-Shiff R, Fridman-Balaban R, Gur E, Stein D. Mentalization and relationships with parents as predictors of eating disordered behavior. J Nerv Ment Dis. 2010;198:501–507. https://doi.org/10.1097/NMD.0b013e3181e526c8.

Racine SE, Wildes JE. Emotion dysregulation and anorexia nervosa: an exploration of the role of childhood abuse. Int J Eat Disord. 2015;48:55–58. https://doi.org/10.1002/eat.22364.

Buckholdt KE, Parra GR, Jobe-Shields L. Intergenerational transmission of emotion dysregulation through parental invalidation of emotions: implications for adolescent internalizing and externalizing behaviors. J Child Fam Stud. 2014;23:324–332. https://doi.org/10.1007/s10826-013-9768-4.

Fonagy P, Luyten P. A developmental, mentalization-based approach to the understanding and treatment of borderline personality disorder. Dev Psychopathol. 2009;21:1355–1381. https://doi.org/10.1017/S0954579409990198.

Espina A. Alexithymia in parents of daughters with eating disorders: its relationships with psychopathological and personality variables. J Psychosom Res. 2003;55:553–560. https://doi.org/10.1016/S0022-3999(03)00016-3.

Bould H, Koupil I, Dalman C, DeStavola B, Lewis G, Magnusson C. Parental mental illness and eating disorders in offspring. Int J Eat Disord. 2015;48:383–391. https://doi.org/10.1002/eat.22325.

Watson HJ, O’Brien A, Sadeh-Sharvit S. Children of parents with eating disorders. Curr Psychiatry Rep. 2018;20:101. https://doi.org/10.1007/s11920-018-0970-3.

Lease HJ, Doley JR, Bond MJ. My mother told me: the roles of maternal messages, body image, and disordered eating in maladaptive exercise. Eat Weight Disord. 2016;21:469–476. https://doi.org/10.1007/s40519-015-0238-4.

Stein A, Woolley H, Cooper S, Winterbottom J, Fairburn CG, Cortina-Borja M. Eating habits and attitudes among 10-year-old children of mothers with eating disorders: longitudinal study. Br J Psychiatry. 2006;189:324–329. https://doi.org/10.1192/bjp.bp.105.014316.

Field AE, Javaras KM, Aneja P, Kitos N, Camargo CA, Taylor CB, Laird NM. Family, peer, and media predictors of becoming eating disordered. Arch Pediatr Adolesc Med. 2008;162:574–579. https://doi.org/10.1001/archpedi.162.6.574.

Wang A, Peterson GW, Morphey LK. Who is more important for early adolescents’ developmental choices? Peers or parents?. Marriage Fam Rev. 2007;42:95–122. https://doi.org/10.1300/J002v42n02_06.

Lock J, Couturier J, Bryson S, Agras S. Predictors of dropout and remission in family therapy for adolescent anorexia nervosa in a randomized clinical trial. Int J Eat Disord. 2006;39:639–647. https://doi.org/10.1002/eat.20328.

Sadeh-Sharvit S, Levy-Shiff R, Arnow KD, Lock JD. The interactions of mothers with eating disorders with their toddlers: identifying broader risk factors. Attach Hum Devel. 2016;18:418–428. https://doi.org/10.1080/14616734.2016.1164201.

Miller-Day M, Marks JD. Perceptions of parental communication orientation, perfectionism, and disordered eating behaviors of sons and daughters. J Health Commun. 2006;19:153–163. https://doi.org/10.1207/s15327027hc1902_7.

Woodside DB, Bulik CM, Halmi KA, et al. Personality, perfectionism, and attitudes toward eating in parents of individuals with eating disorders. Int J Eat Disord. 2002;31:290–299. https://doi.org/10.1002/eat.10032.

Lilenfeld LR, Wonderlich S, Riso LP, Crosby R, Mitchell J. Eating disorders and personality: a methodological and empirical review. Clin Psychol Rev. 2006;26:299–320. https://doi.org/10.1016/j.cpr.2005.10.003.

Lydecker JA, Grilo CM. Fathers and mothers with eating-disorder psychopathology: associations with child eating disorder behaviors. J Psychosom Res. 2016;86:63–69. https://doi.org/10.1016/j.jpsychores.2016.05.006.

Blissett J, Haycraft E. Parental eating disorder symptoms and observations of mealtime interactions with children. J Psychosom Res. 2011;70:368–371. https://doi.org/10.1016/j.jpsychores.2010.07.006.

Keller KL, Pietrobelli A, Johnson SL, Faith MS. Maternal restriction of children’s eating and encouragements to eat as the ‘non-shared environment’: a pilot study using the child feeding questionnaire. Int J Obes. 2006;30:1670–1675. https://doi.org/10.1038/sj.ijo.0803318.

Woerwag-Mehta S, Treasure J. Causes of AN. Psychiatry. 2008;7:147–151. https://doi.org/10.1016/j.mppsy.2008.02.010.

Treasure J, Sepulveda AR, MacDonald P, et al. The assessment of the family of people with eating disorders. Eur Eat Disord Rev. 2008;16:247–255. https://doi.org/10.1002/erv.859.

Pereira T, Lock J, Oggins J. Role of therapeutic alliance in family therapy for adolescent anorexia nervosa. Int J Eat Disord. 2006;39:677–684. https://doi.org/10.1002/eat.20303.

Amianto F, Daga GA, Bertorello A, Fassino S. Exploring personality clusters among parents of ED subjects. Relationship with parents’ psychopathology, attachment, and family dynamics. Compr Psychiatry. 2013;54:797–811. https://doi.org/10.1016/j.comppsych.2013.03.005.

Volkaert B, Wante L, Vervoort L, Braet C. ‘Boost Camp’, a universal school-based transdiagnostic prevention program targeting adolescent emotion regulation; evaluating the effectiveness by a clustered RCT: a protocol paper. BMC Public Health. 2018;18:904. https://doi.org/10.1186/s12889-018-5754-5.

Loevaas MES, Sund AM, Lydersen S, et al. Does the transdiagnostic EMOTION intervention improve emotion regulation skills in children?. J Child Fam Stud. 2019;28:805–813. https://doi.org/10.1007/s10826-018-01324-1.

Burckhardt R, Manicavasagar V, Batterham PJ, Hadzi-Pavlovic D, Shand F. Acceptance and commitment therapy universal prevention program for adolescents: a feasibility study. Child Adolesc Psychiatry Ment Health. 2017;11:27. https://doi.org/10.1186/s13034-017-0164-5.

Valle A, Massaro D, Castelli I, et al. Promoting mentalizing in pupils by acting on teachers: preliminary Italian evidence of the “Thought in Mind” project. Front Psychol. 2016;7:1213. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2016.01213.

Kalland M, Fagerlund Å, von Koskull M, Pajulo M. Families first: the development of a new mentalization-based group intervention for first-time parents to promote child development and family health. Prim Health Care Res Dev. 2016;17:3–17. https://doi.org/10.1017/S146342361500016X.

Tradução não oficial em português de Famílias perturbadas ou famílias abaladas: uma reconsideração, de Emma M. Giles, Anastasia S. Cross, Rachel V. Matthews e J. Hubert Lacey, Eating and Weight Disorders - Studies on Anorexia, Bulimia and Obesity, vol. 27, no 1, p. 11-19 (2022), doi: 10.1007/s40519-021-01160-1, sob licença CC BY 4.0. Tradução e paginação: Complexe Systémique, setembro de 2026 — a obra foi modificada nos termos da licença (declarações reunidas nas notas). Nem os autores nem o editor respondem por esta tradução; a versão original prevalece.

Tradução não oficial para o português de “Disturbed families or families disturbed: a reconsideration”, publicado em Eating and Weight Disorders - Studies on Anorexia, Bulimia and Obesity (2022) sob licença CC BY 4.0. A tradução foi realizada pelo Complexe Systémique, não provém dos autores nem da editora, que não respondem por seu conteúdo; a versão original prevalece.

Ler o artigo original

Como citar este artigo

Giles, E. M., Cross, A. S., Matthews, R. V., et Lacey, J. H. (2022). Famílias perturbadas ou famílias abaladas: uma reconsideração (Complexe Systémique, trad.). Complexe Systémique. https://app.complexe-systemique.com/pt_BR/artigos/familias-perturbadas-ou-familias-abaladas-uma-reconsideracao (Obra original publicada em 2021 em Eating and Weight Disorders - Studies on Anorexia, Bulimia and Obesity, 27(1), 11-19 (2022); republicada em 2022 por Eating and Weight Disorders - Studies on Anorexia, Bulimia and Obesity, https://link.springer.com/article/10.1007/s40519-021-01160-1)

Carrinho

Seu carrinho está vazio.